Vestido preto e azul ou branco e dourado?

Recentemente nas redes sociais um assunto bombou literalmente na internet foi um post em que as pessoas discutiam a cor de um vestido fotografado em uma festa de casamento. Para mais de 70% das pessoas que clicaram na enquete, ele é branco e dourado. Mas muitas pessoas o viam claramente como preto e azul.

Isso gerou uma repercussão absurda no Twitter, Facebook e outras redes sociais. O vestido que está na imagem abaixo para não ficar dúvida ele é  preto e azul, mais há uma explicação científica para quem viu outra cor.

Vestido_preto_e_azul_ou_branco_e_dourado
O vestido que gerou toda a polêmica na internet, para ficar bem claro ele é azul e preto

 

O post entrou no ar pouco depois das oito da noite (horário de Brasília) e no meio da madrugada já encostava em 20 milhões de visualizações. Ilusões de óticas sempre atraí muitas pessoas curiosas, porque são divertidas.

O que aconteceu foi um fenômeno que é conhecido como “ilusão de luminosidade”, e  essa imagem clássica, tirada da Wikipédia, pode explicar :

Vestido_preto_e_azul_ou_branco_e_dourado_3

“É uma “ilusão” que mostra o que a luz é capaz de fazer, assim voltando ao assunto do vestido: se você observá-lo contra outro fundo, com a exposição ligeiramente melhor calibrada, provavelmente o verá preto e azul. A Wired ajustou apenas a luminosidade da imagem e a colocou em uma boa reportagem sobre a ciência do fenômeno, com esses “ajuste foi vai conseguir ver o vestido azul e preto sem problemas.

Vestido_preto_e_azul_ou_branco_e_dourado_2_

Resumindo toda essa obra o vestido é Azul e preto, vou ser sincero particularmente consegui ver as duas cores, de tarde enxerguei dourado e branco e a noite vi preto e azul. Faça o teste para ver a cor que você enxerga.

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter