O que é cloud computing e para que serve

O que e cloud computing e para que serve 2

Você já deve ter ouvido a palavra cloud computing, que começou a ficar conhecida no ano de 2008, no Brasil essa expressão é mais conhecida como computação nas nuvens ou computação em nuvem, podemos entender a cloud computing como algo que utilizamos em qualquer lugar independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais.

Mas você ainda está se perguntando que raio que é a cloud computing neh? Confira um resumo que vamos falar sobre o assunto.

O que é cloud computing e qual a sua função

Quando se fala em computação nas nuvens, entende-se que há a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Isto é que você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim na rede.

Você estando conectado ao serviço online, é possível usufruir suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar e computador diferente, por isso que podemos entender que o seu “computador” estará nas nuvens, porque você poderá acessar os aplicativos de qualquer computador que tenha acesso à internet.

Para um resumo bem explicado você pode entender o cloud computing é que a partir de uma conexão de internet, você poderá acessar um servidor capaz de executar o qualquer aplicativo, no qual pode ser um simples processador de textos até mesmo um jogo.

O legal é que enquanto os servidores fazem o trabalho pesado de executar os programas ou acessar uma determinada informação, o seu computador tem apenas o trabalho de mostrar a execução dos programas no monitor e utilizar os periféricos para que você interaja com os programas executados pelos servidores.

 

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter