O que é a puericultura e pra que serve

O que e a puericultura e pra que serve 2

A Puericultura é uma ação que promove e protege a saúde das crianças,  ela é uma especialidade médica, pertencente à pediatria. Ela trata do bem-estar e saúde das crianças no seu nascimento e nos primeiros dias de vida.

A puericultura tem algumas divisões, como :

A puericultura leve são os produtos ou objetos utilizados para facilitar o conforto e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Esses produtos são classificados na puericultura leve, eles são de uso pessoal e único.

Exemplo: mamadeiras, chupetas, pratos, fraldas, mordedores, entre outros.

Outra classificação é a puericultura pesada, assim como os itens da puericultura leve, artigos importantes para o bem-estar do recém-nascido, mas que não são de uso único e pessoal essa é a diferença entre as duas.

Exemplo: berços, bebê conforto, carrinho de passeio, assentos de segurança e etc.

O profissional que acompanha a criança é o pediatra, ele vai orientar os pais em relação à saúde de seus filhos. Assim é  muito importante que o pediatra conheça seu filho. Assim é importante que os pais estabeleçam uma relação de cooperação com o seu pediatra, tendo assim um profissional de confiança,  que vai ajudar nos casos de dúvidas.

Então o Programa de Puericultura tem o objetivo de acompanhar o crescimento e desenvolvimento de uma criança, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as ações erradas que acabam afetando as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.

Com o objetivo de garantir a qualidade deste programa, o Ministério da Saúde propõe um calendário mínimo de consultas de puericultura, esse calendário é dividido da seguinte forma: uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses, assim tendo sete consultas dentro do primeiro um ano e meio de vida.

 

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter