O que é a Microcefalia e Como Evitar

O que e a Microcefalia e Como Evitar 2

Atualmente na mídia está em alta o assunto “Microcefalia”, você deve ter escutado muito desse assunto, mas pode ser que você não saiba o que é, essa doença denominada Microcefalia, ela ocorre na cabeça das crianças, na qual a cabeça e o cérebro são menores que o normal, com isso influenciando no desenvolvimento mental da criança.

A doença ocorre quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente.

A microcefalia é considerada uma doença grave, ela ainda não possui uma cura, a criança que nascer com essa doença, vai necessitar de cuidados por toda a  sua vida, ela acaba sendo dependente para comer, se mover e fazer suas necessidades, em casos mais graves a microcefalia vai ter mais síndromes.

As crianças que nascem com a microcefalia vão necessitar fazer fisioterapia por toda a vida para poder ter um desenvolvimento melhor, com isso se pode prevenir complicações respiratórias e até mesmo úlceras que podem surgir por ficarem muito tempo acamadas ou numa cadeira de rodas.

Como evitar a microcefalia

As causas da microcefalia pode ser doenças genéticas, fica exposto a substâncias tóxicas ou a desnutrição. Além disso alguns outros itens podem causar :

  • O uso de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez;
  • Envenenamento por mercúrio ou cobre;
  • Meningite;
  • HIV materno;
  • Doenças metabólicas na mãe como fenilcetonúria;
  • Exposição à radiação durante a gestação;
  • Uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez
  • E o mais perigoso atualmente que é o Zika vírus, no qual é transmitido pelo Aedes Aegypt

Para evitar pegar o Zika Vírus é importante que as grávidas usem repelente (natural) diariamente, assim vai evitar que ela seje picada pelo Aedes Aegypt, esse pernilongo que causa o Zika Vírus e o chikungunya.

O repelente pode ser repassado a cada 6 horas em todo o corpo e na roupa, e use repelente natural, assim ele não tem perigo de causa nenhum risco para quem usa. Outras medidas que podem evitar a picada dos pernilongo é usar roupas de manga comprida, calça comprida e meias.

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter