Lembra das Balas Chita de Abacaxi ?

Lembra das Balas Chita de abacaxi 2

Muitas pessoas vão lembrar dessa bala da infância, na minha pelo menos essa bala dominava a cantina, era uma das mais vendidas, mas poucos sabem da história das balas chita de abacaxi.

A bala começou a ser produzida no ano de 1945, foi criada pelo espanol João Rucian Ruiz, ele fez um projeto que tornou-se as máquinas em grandes produtoras de balas mastigáveis do Brasil.

O curioso foi o nome dado a bala, ele veio da paixão que o criador tinha pelos filmes do Tarzan. O primeiro sabor criado por João Ruiz foi o lendário sabor de abacaxi, que está marcado até nos dias de hoje na memórias de várias pessoas.

O bum que emplacou as vendas da bala foi no começo do ano 2000, na qual a fabricante Santabina Alimentos, de Ribeirão Preto (SP), começou a vender muito, principalmente nas exportações, e ainda assim ela não dava conta do mercado nacional, imagina como estava a venda da balas Chita de abacaxi.

O sucesso para fora do Brasil começou nos países : África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Líbano, Senegal e Japão. A produção da fábrica chegou aos incríveis  15 toneladas diárias e mesmo assim quase não sobrava nada para o mercado interno, para nossa tristeza.

Onde comprar Balas Chita de abacaxi

Muitas pessoas falam que a bala  não é a mesma agora, particularmente ainda não experimentei. Mas já vi muito lugares vendendo, vou listar alguns sites para você comprar a sua bala chita :

http://www.1001festas.com.br/bomboniere/balas/bala-mastigavel/bala-chita-600g-abacaxi

http://www.obaleiro.com.br/index.php/balas/as-melhores/bala-chita-600-gramas-171.html

https://www.cecoti.com/index.asp?c=lojavirtual&modulo=detalhes&url=1216

Assim você pode matar um pouco da saudade dessa bala que fez muito sucesso, mas a bala de antigamente era mais encorpada, mais durinha e mais saborosa, dizem as pessoas que experimentaram a nova.

No ano de 2006, a bala passou a ser produzido pela Cory Alimentos, empresa que tem fábricas em Ribeirão Preto (SP) e Arceburgo (MG), ela é a mesma fabrica que produz as balas Icekiss, aquelas que vêm com mensagens de paquera dentro da embalagem.

 

 

Compartilhe
Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on Twitter