Ibuprofeno para que serve e o que é

Ibuprofeno para que serve e o que é

O ibuprofreno é um remédio, que tem como ação ser : anti-inflamatório, analgésico e antipirético, ele é muito popular, pois não necessita de receita médica para se fazer a compra do remédio, esse remédio é comprado por pacientes com dores e infecções.

Esse remédio tem a classificação no grupo dos fármacos anti-inflamatórios não esteroidais, isso quer dizer que ele atua como um inibidor reversível da enzima ciclooxigenase e a partir desse processo auxilia na redução da formação de precursores das prostaglandinas e tromboxanos, resumindo o remédio combate diretamente inflamações no corpo.

Nas farmácias Brasil o remédio ibuprogeno pode ser encontrado com os seguintes nomes Anadvil, Brufen, Ozonol, Seractil e Trifene.

Remédio Ibuprofeno indicações :

  • Ele pode ser usado para combater a febre e dores leves a moderada intensidade, com ligação a gripes e resfriados;
  • Combate a dor de garganta;
  • Combate a cor de cabeça;
  • Combate a dor de dente;
  • Combate a dor nas costas;
  • Combate cólicas menstruais;
  • Combate dores musculares e outras.

O remédio é encontrado em comprimido, cápsula gelatinosa, gotas, suspensão e suspensão oral.  Para ser consumido por adultos, é indicado :

Dose recomendada é de 800 a 1600 mg (2 a 4 comprimidos) por dia, divididas em intervalos de 4 a 6 horas. Se for utilizado como analgésico e antipirético,  a dose já muda, dai é recomendado 400 mg (1 comprimido) em intervalos de 4 a 6 horas, dependendo da intensidade da dor e da resposta do paciente ao tratamento.

Para utilização de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos de idade deve ser feito sob orientação médica.

Para crianças a partir de 6 meses de idade,  a dose recomendada é de 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo o máximo de 40 gotas por dose. Pacientes pediátricos com mais de 30 kg não devem exceder a dose máxima de 200 mg.

O  ibuprofeno não é indicado para mulheres grávidas ou durante a amamentação porque algumas substâncias do remédio podem ser transmitidas ao feto ou bebê.

Além de grávidas, ele não é aconselhável para crianças com menos de 6 anos, pessoas com hipersensibilidade a qualquer composto da fórmula do medicamento que contenha ibuprofeno, pacientes diagnosticados com angioedema, broncoespasmo, síndrome do pólipo nasal, úlcera péptica ativa, sangramento gastrintestinal e casos de ácido acetilsalicílico

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter