Dicas e Informações Enxaguante Bucal

Dicas e Informacoes Enxaguante Bucal 2

Atualmente os fabricantes de enxaguantes bucais, usam um marketing direto no qual recomendam o uso diário de seus produtos. Isso vemos nas propagandas da TV, em revistas, em jornais, na internet e praticamente em todos os lugares. Com isso fica em nossa cabeça, realmente temos que usar o Enxaguante Bucal todos os dias? O bochecho com o enxaguante bucal é fundamental para uma boa higienização dos dentes? Isso que vamos ver a seguir.

Para uma higienização “NÃO” é necessário o enxaguante bucal. Pois a maioria dos enxaguantes é formada por antisséptico bucais, produtos com alta concentração de álcool e de outras substâncias perigosas para os dentes. É estranho mas os enxaguantes possuem os antissépticos, no qual são uma ameaça à saúde bucal.

Pode parecer uma situação contraditória, pois você compra um produto para cuidar da sua higienização bucal e ela acaba prejudicando.  Mas essa situação traduz um conceito já bem conhecido por nós. No qual os medicamentos não fazem mal na dose errada? O antisséptico é o mesmo caso.

Os antissépticos tem objetivos específicos e devem ser usados sob orientação profissional, apesar de serem vendidos livremente. Eles são bons para antes ou depois de cirurgias nos dentes, pois reduzem o risco de infecções.

Dicas de qual Enxaguante Bucal comprar

Fique atendo com a composição do enxaguante bucal, se ele tiver gluconato de clorexidina são antissépticos, esse tipo vão matar bactérias. Mas nem sempre é bom matar todas as bactérias, pois algumas fazem parte da flora natural e são importantes para o início do processo digestivo e para controlar a acidez da boca. Também os antissépticos acabam sendo perigosos, pois deixam os dentes mais porosos, aumentando o risco de problemas, na qual podem ficar com manchas amareladas ou até acinzentada.

O outro tipo de enxaguante bucal que pode ser encontrado no mercado é o que tem apenas em sua composição o fluoretado. Esse tipo pode ser usado todo dia, sem risco de manchar os dentes. O flúor dos enxaguantes é muito importante para combater a perda de minerais das camadas mais externas dos dentes, no qual esse processo pode levar à formação de cáries.

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter