Dicas Como Fazer Encadernação Artesanal

Dicas Como Fazer Encadernacao Artesanal 2

Existe várias maneiras de fazer uma Encadernação Artesanal, na qual cada tipo de encadernação é indicado para certos gostos, no qual resulta em vários tipos de encadernações que vão atender a todos os gostos.

O que vai diferenciar as encadernações artesanais são os tipos de materiais usados e a técnica de encadernação utilizada pelo artesão.

Nessa prática você vai conseguir confeccionar cadernos, agendas, blocos de notas, álbuns de fotos e muito mais. O legal se você tiver um caderno ou agenda que tem muitas folhas em branco, você vai conseguir reaproveitar esse caderno ou agenda. Basta você tirar as folhas usadas e aplicar a técnica de encadernação artesanal, com isso você vai conseguir dar uma nova cara para seu caderno ou agenda.

Pode ter certeza que o resultado vai ser impressionante, o material vai parecer novo em folha. O legal que diferente dos trabalhos convencionais, essa técnica dispensa o uso de máquinas e é desenvolvida manualmente através de métodos de costura milenares.

A encadernação Longstitch Buttonhole, é uma das mais utilizadas pelos profissionais, essa técnica é de origem Alemã da era medieval. Já a encadernação Copta foi muito utilizada pelos egípcios em manuscritos e em livros sagrados a partir do século 2 d.C.. Essas técnicas foram incorporadas pelos artesãos e rendem produtos que se diferenciam da encadernação tradicional como conhecemos.

Videos Idéias e dicas de como fazer Encadernação Artesanal

Confira vídeos muitos interessantes que apresentam algumas técnicas e seus resultados que mostram que vale a pena fazer a Encadernação Artesanal, no qual você até pode usar a Encadernação Artesanal até mesmo para ganhar um dinheiro extra. Confiras os videos a seguir e tire algumas ideias e veja dicas de como fazer a encadernação Artesanal, veja como é fácil fazer essa encadernação e assim conseguir reaproveitar materiais que você ia jogar fora.

Apliquei a encadernação artesanal em um caderno que eu tinha em casa, tirando as folhas usadas, e refazendo a capa dele. O resultado foi surpreendente o caderno ficou zerado, pronto para uso de novo.

Confira alguns vídeos que ensinam essa técnica :

 

 

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter