Como criar e reproduzir o peixe Guppy

Como criar e reproduzir o peixe Guppy

Os peixes Guppys ou também conhecidos como Lebiste por bastante pessoas, são peixes muito comum de se encontrar, o legal que esses peixes são bastante resistentes e não necessitam muitos cuidados como algumas especies de peixes, esses peixes também são fáceis para reproduzir.

Esses peixes são indicados para pessoas que estão iniciando uma criação de peixes, pois eles são bastante resistentes, esses tipos de peixes são originários da América Central e América do Sul.

Como criar o peixe Guppy 

Eles são omnívoros, então eles comem tanto carne como vegetais. O Guppy gosta de alimentos vivos, como artêmias salinas ou enquitreias. Eles também gostam de alimentos secos, em flocos, granulados ou liofilizados. Uma dica muito importante nunca deixe restos de comida no fundo do aquário.

Quando estiver com filhotes no aquário uma dica muito legal é utilizar muitas plantas, você pode variar elas, umas com raiz e outras flutuantes, assim os filhotes  podem se esconder dos pais, assim não correm o risco de ser comidos pelos adultos.

Como reproduzir o peixe Guppy

Um macho pode pode fertilizar de 3 a 5 fêmeas,  os peixes Guppy são ovovivíparos, isso quer dizer que os ovos são fertilizados no corpo da mãe, resumindo os alevinos se desenvolvem em ovos dentro da barriga da mãe.

O interessante que com 3 meses as fêmeas do guppy já estão na maturidade sexual. A sua gestação fica em torno de 22 a 26 dias. O interessante é quantidade de peixes que nascem que pode ser de 30 a 60 alevinos de guppy.

Mas é claro que isso vai depender do tamanho da fêmea e da qualidade da alimentação, a primeira gestação deo peixe geralmente nascem poucos alevinos. É importante que depois que nascer os alevinos você providencie um refugio para eles, pois os pais podem comer eles pensando que são larvas.

Uma curiosidade que muitos não sabem é que quando os alevinos estiverem crescendo deve-se fazer trocas parciais da água de 50% semanalmente, isso porque os alevinos mais fortes liberam na água hormônios, com isso acabam atrapalhando o crescimento dos demais alevinos, com isso você vai evitar um problema.

Conheça os tipos de Guppy ou Lebiste

O legal que existe vários tipos de Guppy, confira a seguir qual você pode estar criando :

Como criar e reproduzir o peixe Guppy 3

 

 

 

Compartilhe
Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on Twitter