Bolinha branca com mau cheiro na garganta

Bolinha branca com mau cheiro na garganta

Muitas pessoas tem essa bolinha branca, mas como a maioria das pessoas não tem toda hora acabam não se preocupando com isso, mas a maioria das pessoas já devem ter passado por isso, essa bolinha que se forma na garganta se chama cáseos amigdalinos, elas são pequenas massas esbranquiçadas ou amareladas com um cheiro muito forte.

O que é a Bolinha branca com mau cheiro que fica presa garganta ?

O nome cáseos vem do latim caseum, no qual significa queijo, por causa do seu cheiro. Ela acontece com o depósito de resíduos de alimentos na língua, proteínas da saliva que digeridas por bactérias instaladas na própria língua, por isso causa o mau cheiro da bolinha que sai, ela costuma ser expelida com tosses ou espirros, as vezes sai naturalmente, você acaba sentindo ela se desprendendo de sua garganta a hora que percebe tem uma bolinha solta na sua boca.

E a sensação não é das melhores, a bolinha tem um cheiro forte por causa das bactérias que digerem as proteínas, quando elas fazem esse processo acabam liberando substancias que causam o mau cheiro e  essas substancias vão tudo para a bolinha.

O que pode provocar a Cáseos amigdalinos ?

Algumas pessoas podem ter imperfeições nas amídalas. Essas imperfeições pode ser comparadas como “crateras”. Nelas quando você come, mesmo que coma devagar e mastigue bem, acabam acumulando restos de comida. Esses restos de comida vão ser fermentadas pelas bactérias, assim gerando essa massa de material fermentado. Cedo ou tarde, ele acaba saindo da amídala, com esses aspecto que você já conhece que é a bolinha branca com mau cheiro.

Como evitar ou tirar o Cáseos amigdalinos

  • beber muito líquido, cerca de 1,5 por dia
  • fazer gargarejo com água e sal ou fazer massagem com a escova dental (ajuda a retirar essa bolinha) caso você já tenha e queira retirar
  • com o cotonete é possível retirar a bolinha também
  • Limpar sempre a língua para evitar o acúmulo de saburra

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter