Aprenda Brincadeiras Infantis de Roda

Aprenda_Brincadeiras_Infantis_de_Roda

Atualmente com o avanço da tecnologia as crianças desde pequenas estão com celulares ou tablets jogando seus joguinhos favoritos, mas antigamente não era assim não, as crianças brincavam mais com as outras, assim tendo um convívio com outras crianças, com isso creio que a brincadeira é um exercício físico mais completo que tem para as crianças. pois é através dela que elas conseguem agregar mais valores e virtudes as suas vidas.

Com as brincadeiras as crianças criam o poder do conhecimento sobre si, conhecem o mundo ao seu redor. Assim elas conseguem se comunicar com outras crianças e adultos, conseguem organizar seus pensamentos, descobrem que existe regras, elas tem que tomar decisões, aprende a compreender os limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. Com todo esse aprendizado a criança vai ficar mais preparada para o futuro quando tiver que passar por esses desafios já na sua fase adulta.

Vamos estar ensinando as famosas brincadeiras de roda, para que você consiga passar para as crianças.

Batata quente

Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguinte canção:

_ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!

Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.

Cabra-cega

Pegue um lugar que não se pequeno e nem muito grande para fazer essa brincadeira. Primeiramente você tem que definir quem vai ser a cabra-cega, podendo ser no par ou ímpar. A cabra-cega deverá ter os olhos vedados com um lenço. Depois as crianças deverão rodar a cabra-cega e iniciar a brincadeira com as perguntas e respostas:

Todos: Cabra-Cega, de onde você veio?

Cabra-Cega: Vim lá do moinho.

Todos: O que você trouxe?

Cabra-Cega: Um saco de farinha.

Todos: Me dá um pouquinho?

Cabra-Cega: Não.

Todos então saem correndo e a cabra-cega deverá tentar pegar alguém. Quando conseguir ela deverá adivinhar quem é. Se acertar a presa deverá ser a próxima cabra-cega, se errar a cabra-cega continua sendo a mesma de antes.

Esconde-esconde

O objetivo é que a criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 20 para que todos tenham tempo de se esconder.

Depois de contar, a criança sai em busca das outras crianças que se esconderam. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter