5 dicas de como economizar gasolina

Economizar gasolina depende de certos cuidados, primeiramente é com o carro sempre tem que ter a manutenção em dia, outra é dirigir de maneira correta e tomar cuidado ao escolher o combustível. Mas vamos ao que interessa as 5 dicas que vão fazer diferença na hora de você abastecer, pois vai consegui economizar bastante.

1 – Sempre deixe seu pneu calibrado – Se os seus pneus estiverem murchos ou com a calibragem errada vai afetar diretamente no consumo da gasolina. Você deve calibrar o seu pneu a cada 15 dias. Se tiver dúvida em quanto é sua calibragem, ela vai estar no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do tanque ou na porta carro. A calibragem dos pneus podem ser responsáveis por até 20% da gasolina.

2- A Troca de marcha – Fique atendo com a troca de marcha, pois ela faz muita diferença no consumo. Uma curiosidade que a maioria das pessoas não sabem é que os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança de marcha. Um carro a 42 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 105 km/h em segunda. Em ambos os casos estará gastando mais do que o necessário.

3 – Gasolina Aditivada – A gasolina aditivada não influencia no consumo do carro inicialmente. A função da aditivada é manter a limpeza do motor. Com o motor mais limpo e sem desgaste, o carro vai apresentar melhora de desempenho, o que inclui economia de combustível a médio prazo.

4 – Gasolina de boa qualidade – Um dos itens que mais prejudica seu carro é a gasolina batizada. Gasolina com querosene ou etanol com água interferem muito na média de combustível porque a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada. Assim sempre abasteça em postos com o selo da ANP.

5 – Excesso de velocidade –  Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h, por isso ande na velocidade adequada na cidade e na estrada.

 

Compartilhe
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter